PORQUÊ MORAR PRÓXIMO DE ÁREAS VERDES
As pessoas procuram opções de moradia que sejam próximas a alguma área verde. Parques, reservas naturais, florestas e até pequenas praças arborizadas entram nessa categoria porque permitem aos usuários um maior contato com a natureza e seus recursos.
Não só conquistam a admiração das pessoas como, a presença da vegetação, é capaz de valorizar um imóvel. Inclusive, tem famílias que citam as áreas verdes como fatores determinantes para a escolha de casas ou apartamentos.
Também, para amenizar o impacto da poluição, é recomendável você morar próximo de áreas verdes ou parques. Isso é comprovado por vários estudos mundo afora.
Outra pesquisa feita pela Universidade de Washington confirma que a natureza nas proximidades de onde você mora, incluindo parques, jardins, florestas urbanas e praças, apóiam a saúde e bem-estar humano.
Veja a seguir mais algumas vantagens de se morar próximo a áreas verdes:
1. Redução do estresse
O estresse é um grande contribuinte para problemas de saúde.
A longo prazo o estresse pode levar a problemas no sistema imunológico e doenças. Experiências junto a natureza é um bom antídoto para estresse.
Alguns psicólogos ambientais citam que a exposição visual a natureza, na forma de arvores, grama e flores, pode efetivamente reduzir o estresse, particularmente se os níveis forem altos. Além de restaurar mentalmente as pessoas, melhorando sua criatividade e produtividade.
Nada supera o benefício de viver em um lugar com menos barulho, menos poluição e do calor excessivo. Ainda sem contar a oportunidade de relaxar, praticar esportes e se divertir com a família sempre que tiver vontade — sem impeditivos que envolvam longos deslocamentos, gastos e mudanças de rotina.
Tudo isso contribui para dias mais felizes e produtivos. Sobrando tempo para fazer o que gosta ao lado da família, você se sentirá realizado e satisfeito com o local onde mora. É um importante passo para se ver livre de males cotidianos e de sentimentos negativos, como o estresse e a ansiedade, por exemplo.
2. Contato com ar puro
Na escola, aprendemos o conceito de fotossíntese, processo que permite às plantas absorver o dióxido de carbono e liberar oxigênio na atmosfera. Portanto, é esperado que espaços compostos por árvores e gramados apresentem um ar mais puro e de melhor qualidade.
Plantas também são capazes de absorver gases e substâncias danosas que podem ter relação com o surgimento de enfermidades e doenças. O que inclui componentes orgânicos voláteis presentes em vários produtos, como cigarro e cosméticos em geral.
Para quem tem doenças pulmonares crônicas como bronquite e asma, ou até mesmo para quem sofre com a rinite, quanto menos contato com a poluição, ar seco e pesado, melhores são as suas condições de saúde.
Espaço arborizados produzem um ar mais limpo e menos seco, facilitando a vida daqueles que sofrem com algumas doenças respiratórias.
3. Acesso a lazer saudável
Estar perto a uma área verde é positiva para o convívio familiar. Afinal, gramados e trechos sombreados se tornam ótimos pontos de encontro para rodas de conversas, passeios e atividades relaxantes. Famílias com filhos, valorizam um cantinho arborizado que estimule a criançada a se divertir.
A proximidade a áreas verdes também proporciona condições adequadas para a prática de esportes e de caminhadas ao ar livre. Que vão desde um breve passeio com bichos de estimação até a corridas ou alguma modalidade esportiva.
4. Conforto térmico
Na maior parte do ano, as altas temperaturas aparecem em diversas áreas urbanizadas, tanto de pequenos municípios quanto de grandes cidades, devido à presença excessiva de calçamentos e de trechos asfaltados, que retêm o calor, deixando os bairros mais abafados.
Áreas menos densas ou que intercalam áreas construídas com áreas verdes não tem o mesmo problema, até porque são mais ventilados e sombreados. Sem contar, a existência das árvores ainda mantém um nível de umidade mais alto, o que ajuda a dissipar o calor.
Ou seja, a vegetação cria um microclima agradável dentro da cidade, atraindo a população local. O que faz com que as pessoas tenham menos desconforto no verão ou em dias muito ensolarados, e também um lugar tranqüilo e visualmente interessante para relaxar.
5. Menos ruídos
Sem contar apenas o conforto térmico, uma área verde também ajuda a reduzir a poluição sonora nos bairros. Porque as árvores atuam como bloqueios naturais de ruídos emitidos por veículos, fábricas e demais estabelecimentos.
Ou seja, uma boa maneira de melhorar o convívio com vizinhos barulhentos é apostar na vegetação. Quanto mais arborizada for a região, menor será a presença de barulhos indesejados, de músicas, discussões, buzinas etc.
6. Comodidade e economia
Uma grande vantagem de morar próximo de uma área verde também está na economia. Tendo acesso rápido a parques, praças e outras áreas com vegetação, você não precisa percorrer longos trechos até bairros vizinhos ou lugares mais afastados da cidade, para ter contato com essas áreas.
Essa redução dos gastos vê-se tanto no transporte (gasolina; passagem de metrô ou ônibus, por exemplo) quanto no pagamento de locais que cobram por esse uso. Afinal, com um cantinho de lazer tão próximo para praticar sua corrida matinal ou exercício, talvez você nem precise de um clube ou academia.
Junto a economia vem a comodidade, pois estar perto de áreas verdes significa menos minutos perdidos no trânsito que levaria a esses lugares. Dinheiro e tempo poupados diariamente podem ser usados em outro momento, como uma viagem de férias da família por exemplo.
7. Melhora o humor
Alguns estudos indicam que caminhadas meditativas em áreas verdes geram efeitos psicológicos positivos.
Pesquisadores descobriram evidencias de menor frustração e aumento da atividade cerebral, quando se deslocam no espaço verde versus estar em áreas comerciais que não possuem árvores.
Enfim, o verde traz mais tranqüilidade e tira os seus moradores da rotina conturbada e acelerada do dia a dia. Poder caminhar em regiões arborizadas traz mais conforto mental e físico, por isso, são tão procuradas.
E como a busca é pela qualidade de vida, menos estresse e principalmente pela redução dos deslocamentos. Os edifícios próximos áreas verdes tendem a ter mais procura, fazendo os valores serem mais altos na hora da comercialização.
Concluindo, se a pergunta é se vale a pena morar próximo áreas verdes, a resposta sem duvida é sim. Não só no quesito qualidade de vida, quanto no tocante à valorização dos imóveis.